quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Zeca para os mais novos




Têm todo(a)s razão quando se diz que a obra (poética e musical) de José Afonso não pode ficar, apenas, pelo conhecimento e "consumo", algo nostálgico e revivalista,da gente da sua geração.
O projecto "80 ANOS DE ZECA" tem essa preocupação: divulgar a obra do Zeca junto de TODAS as pessoas, em TODOS os lugares com especial incidência nas camadas mais jovens.
"De pequenino é que se torce o pepino" e, de facto, existem hoje obras que podem ajudar pais, professores, amigos a mostrar aos mais novos que se pode aprender...com José Afonso!
Sem ser preciso "torcer" nada nem ninguém aqui ficam três exemplos:


(RE) VIVER ABRIL COM ZECA AFONSO - PARA UMA DIDÁCTICA DE UNIDADE
Edição da responsabilidade do Sindicato dos Professores do Norte datada de 1994. Foi escrita por Margarida Marinho, Iracema Santos Clara e Isabel Baptista. Inclui textos para professores, alunos, sugestões de actividades, fichas de documentação e bibliografia.


ZECA AFONSO E A MALTA DAS CANTIGAS de José Jorge Letria, 2002, Editora "Terramar"
O autor cumpre uma "promessa", neste livro que dedica aos seus filhos e aos filhos dos homens e mulheres da sua geração :"Disse que um dia vos contaria uma história que aconteceu antes de vocês nascerem, num tempo muito difícil e incerto".


ESCRITAS DO MAIO - ESCREVER COM JOSÉ AFONSO, de Miguel Gouveia, 2007, Edição "Profedições"
Baseado no princípio de estímulo à "escrita criativa" este "manual" propõe as músicas, as histórias, a poesia de José Afonso como forma de se descobrir a amizade, a cidadania, a vida.

1 comentário:

Arábica disse...

Votos de longa vida ao Blog, votos de longa vida à Herança (nos) deixada por Zeca Afonso e "pela malta das cantigas".