sábado, 17 de outubro de 2009

Carta de uma feminista de Barcelona

Sou Krmen Freixa, jornalista (diário gratuito 20 minutos edição Barcelona) e psicóloga. Como mulher feminista quero dar apoio à commemoración de 80 anos de Zeca. Suas palavras respeito a que a sociedade só será equitativa quando os homens caminhem junto das mulheres nas reivindicações delas, me parecem uma visão de futuro que ainda hoje muitos homens não são capazes de ter.
Zeca Afonso me parece o melhor compositor do século XX e uma das vozes mas bonitas de Portugal que sempre nos lembraran que a coerência ideologica deveria ser a base da acção de aqueles que se dedicam à política.

"de facto, os jovens por vezes não se destacam do sistema. Limitam-se a constatar que não há saídas. Essa atitude tem de ser modificada e são eles que a têm de modificar. Se for preciso partir a loiça, escavacar tudo isto, acabar com a burocracia para criar uma sociedade diferente, eles que o façam. Partam mesmo a loiça. Mas são eles que o têm de fazer. Não são os homens da minha geração. Os homens e as mulheres. Aliás, sem as mulheres não se pode fazer nada. Pressinto que, de facto, as mulheres vão ter um papel muito importante na futura sociedade, contanto que não tentem imitar os homens no que eles têm de mau..."
Zeca Afonso (1984)
Em nosso blog de cyberfeminismo http://cicatricestransgenicas.blogspot.com/
temos no final uma canção de Zeca e em muitos post poñemos ligaçoes a suas músicas, cujas letras continuan estando por desgraça de plena atualidade em um mundo de injustiças que ele tivesse seguido denunciando. Seguro E seguro, também, tivesse estado ao lado das mulheres feministas que lutamos porque nenhuma religião, nenhuma ditadura arrebate os direitos humanos a nenhuma mulher, e certamente a nenhum homem, em qualquer parte do mundo.

Graciñas, obrigada Zeca, por haver posto em música e palavras tantas reivindicações, tantas injustiças e tantos desejos e sonhos.

Apertas,
Krmen Freixa

Sem comentários: