quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"Juntos na construção de um mundo novo"


Organização: Núcleo do Norte da Associação José Afonso; Sindicato dos Professores do Norte

Integrado na iniciativa “80 anos de Zeca”, a AJA Norte e o SPN, em parceria, lançam um desafio aos Educadores, Professores e seus Alunos, convidando-os a participar neste projecto – dirigido aos níveis educativos da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico.
Trata-se da realização de uma painel colectivo em formato de puzzle, sendo que cada uma das peças será plasticamente trabalhada pelos alunos das escolas que quiserem participar.
O painel será posteriormente exposto em espaço público da cidade do Porto a definir.
Este grande puzzle colectivo simboliza a união de forças em torno do objectivo comum de transformar o mundo. As peças, todas com o mesmo recorte, representam a igualdade de todos os seres humanos. O encaixe das peças, imprescindível para a sustentação do puzzle, simboliza o nosso estar de mãos-dadas nesta luta comum.
A obra, que estará permanentemente inacabada, plural e em construção, pretende traduzir a diversidade de pensamentos e acções comprometidos num mesmo querer: um mundo novo, justo e fraterno a alcançar no movimento do porvir.
Pretende-se acima de tudo a expressão das representações do que para todos se constituiu como um mundo melhor.
A sensibilização dos alunos para temáticas tão importantes quanto a Liberdade, a Dignidade do Ser Humano, o Fim das Discriminações (de género/ raciais/ sexuais/ culturais/ religiosas/...), a Carta Universal dos Direitos Humanos, o Respeito pelo Meio Ambiente, a Justiça Social, o 25 de Abril, …será feita partindo da audição das músicas, da análise das líricas, das leituras sugeridas…, discutindo e reflectindo criticamente sobre elas.
A resultante deste trabalho será mais que um jogo de formas e cores, será a tradução simbiótica da diversidade de inquietações, pensamentos e propostas de acção que remete para a finalidade do projecto.
Apela-se a quem estiver interessado em participar neste projecto, a enviar um mail para 80anosdezeca@gmail.com ou para ajanorte@gmail.com, para podermos entrar em contacto e facultar o dossier de apoio e peças necessárias.

Sem comentários: