sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mais trabalhos da Escola da Ponte (EBI Aves/S.Tomé de Negrelos)

Em anexo seguem mais trabalhos desenvolvidos na escola em torno do projecto "80 anos de Zeca" que podem ser publicados no Blog.
Atempadamente enviaremos mais materiais e actividades realizadas pelos alunos.

Escola da Ponte (EBI Aves/S.Tomé de Negrelos)




Na História da Quinzena Zeca Afonso – o andarilho da voz de ouro, a afirmação “Zeca cresceu dividido entre dois mundos” significa que Zeca vivia dividido entre África e Portugal.
Eu acho que Zeca vivia dividido entre quatro mundos: África, Portugal, a terra e as nuvens.
Flávia Oliveira

Zeca Afonso interessava-se principalmente pela liberdade, paz e igualdade. Não era conformista, porque não se conformava com a situação do seu país. Zeca, apesar de tudo, encarava a vida com tranquilidade e tinha muitas certezas de tudo. Era sonhador, distraído e optimista, pois prometia que Portugal iria ser livre, nem que para isso tivesse de lutar com as canções que tinha na cabeça.
Flávia Oliveira

Pelo que diz a história Zeca Afonso – o andarilho da voz de ouro, Zeca Afonso dedicou o poema “O Menino do Bairro Negro” a um amigo que fez em África, mais exactamente em Angola. Segundo o poema, este menino vestia-se mal, era pobre, não tinha condições de vida e era amigo de toda a gente. Representa um amigo leal, justo e acima de tudo verdadeiro.
Na minha opinião, o “papão” é Salazar e todos os relacionados, como a PIDE. Penso que a canção é muito directa: fala muito de racismo, de discriminação, de pobreza, mas também transmite uma mensagem de amizade.
Flávia Oliveira

4 comentários:

Anónimo disse...

Tinha a ideia que o menino do bairro negro tinha mais a ver com os prostitutos do Porto. Acho que li isso numa entrevista dele. Estarei enganado?

Anónimo disse...

Notavelmente pedagógico este trabalho que a "população" da Escola da Ponte tem vindo a fazer no âmbito do projecto "80 ANOS DE ZECA". Parabéns e MUITA força!
Paulo Esperança

Anónimo disse...

De onde vem essa ideia peregrina que o "MENINO DO BAIRRO NEGRO" tinha sido "inspirado" nos "prostitutos do Porto"?
Paulo Esperança

Anónimo disse...

Lindo acto de uma escola que sabe o que é a cidadania!